23 de julho de 2011

Você gosta de ler?



Ler é uma questão de hábito. Mas dá uma preguiça...


Nem sempre temos um tempinho ou reservamos um espaço para ler um bom livro ou mesmo um jornal.  Não é um hábito comum entre as pessoas. Infelizmente, e sabe por quê?

Porque a leitura traz inúmeros benefícios, como, por exemplo:

  1. Estimula a criatividade;
  2. Desenvolve a capacidade de argumentação;
  3. Amplia o nosso vocabulário (reparou que, quem tem hábito de ler sempre, fala e escreve melhor?);
  4. Estimula a imaginação;
  5. Incentiva a reflexão e forma opinião;
  6. Amplia nosso conhecimento, além de muitos outros.
 Fonte: http://bibliotecariomaluco.blogspot.com/2008/10/benefcios-da-leitura.html

O que fazer para adquirir o hábito da leitura?

Comece aos poucos, com um assunto que você gosta. Você já reparou que, no nosso dia a dia, temos inúmeros horários livres para se exercitar tal hábito? Na ida à escola, na ida ao trabalho, no horário de almoço, no ônibus, em casa.

Ao invés de assistir televisão, tente ler. Aposto que será muito mais proveitoso!

Aqui vão algumas dicas de livros com uma sinopse para você:
 

  1. A Cabana, de Willian P. Young



“A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar áquele cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?”As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.”



Já li e aconselho. O livro é muito bom!



  1. Noites de tormenta, de Nicholas Sparks

"Noites de Tormenta" acompanha as vidas de Adrianne Willis e Paul Flanner. Ela, uma mulher de 60 anos que dedicou sua vida aos filhos, netos e ao trabalho, e que ainda acredita em amor como condição essencial para uma vida plena. Ele, um médico conceituado com problemas de relacionamento com o filho.

Ela busca refúgio em Rodanthe, pequena cidade na Carolina do Norte, indo passar um fim de semana na pousada de uma amiga. Ali espera encontrar a tranqüilidade de que precisa desesperadamente para refletir sobre os conflitos que a angustiam: seu marido pediu para voltar para casa e sua filha adolescente critica todas suas decisões.

Pouco depois de sua chegada, ouve-se a previsão de uma grande tempestade, e o Dr. Flanner chega à cidade. Único hóspede da pousada, ele não está atrás de um final de semana de descanso, e sim enfrentando uma crise de consciência.

Agora, com a tempestade se aproximando, eles procuram consolo um no outro e, em um final de semana mágico, iniciam um romance que trará mudanças para ambos, repercutindo pelo resto de suas vidas.

Em sua narrativa com vai e vem entre passado e presente, o livro revelará dúvidas, conflitos, contradições, cicatrizes e dores carregados pelo destino que uniu este casal e o efeito que essa união trouxe para o amadurecimento familiar de ambos os lados.”



Não li o livro, mas assisti ao filme e gostei...



  1. O menino do pijama listrado, de John Boyne



“Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito.

 Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.”



  1. Fortaleza digital, de Dan Brown



“Antes de estourar no mundo inteiro com "O Código Da Vinci", Dan Brown já demonstrava um talento singular como contador de histórias no seu primeiro livro, "Fortaleza Digital", lançado em 1998 nos Estados Unidos.

Muitos dos ingredientes que, anos depois, fariam com que o autor fosse reconhecido como um novo mestre dos livros de ação e suspense já estavam presentes no seu romance de estréia: a narrativa rápida, a trama repleta de reviravoltas que prendem o leitor da primeira à última página e o fascínio exercido por códigos secretos, criptografia e enigmas misteriosos.

Em "Fortaleza Digital", Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.

Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.

Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.”



  1. Confie em mim, de Harlan Coben



"Harlan Coben é mestre em prender a atenção do leitor e criar histórias surpreendentes. Ele vai seduzir você na primeira página apenas para chocá-lo na última." - Dan Brown, autor de O Código Da Vinci. Preocupados com o comportamento cada vez mais distante de seu filho Adam - principalmente depois do suicídio de seu melhor amigo, Spencer Hill -, o Dr. Mike Baye e sua esposa, Tia, decidem instalar um programa de monitoração no computador do garoto. Os primeiros relatórios não revelam nada importante. Porém, quando eles já começavam a se sentir mais tranqüilos, uma estranha mensagem muda completamente o rumo dos acontecimentos: "Fica de bico calado que a gente se safa." Perto dali, a mãe de Spencer, Betsy, encontra uma foto que levanta suspeitas sobre as circunstâncias da morte de seu filho. Ao contrário do que todos pensavam, ele não estava sozinho naquela noite fatídica. Teria sido mesmo suicídio? Para tornar o caso ainda mais estranho, Adam combina ir a um jogo com o pai, mas desaparece misteriosamente. Acreditando que o garoto está correndo grande perigo, Mike não medirá esforços para encontrá-lo. Quando duas mulheres são assassinadas, uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruzem de forma trágica, violenta e inesperada.”



Esse é o meu atual livro de cabeceira...



Que tal exercitar a leitura?



Não custa nada tentar, não acha?



Indique um livro também...

Um comentário:

  1. Eu amo ler --*, todo més sempre que dar eu compro um livro, tem coisa melhor que você ler e aprender, sonhar e se aprimora --*, dos livros que você falou li A Cabana, O menino do pijama listrado, Fortaleza digital e ainda deixo uma dica, o meu livro favorito A menina que roubava livros, é perfeito muito bom mesmo recomendo a todos

    http://iurymatheus01.blogspot.com/

    ResponderExcluir