16 de agosto de 2011

Dê uma forcinha...


Você sabia que o óleo que utilizamos em nossa cozinha, depois de utilizado, pode poluir o meio ambiente, dependendo da forma como o descartamos?

O óleo de cozinha é extremamente poluente. Por exemplo, despejar o óleo sobre a terra ou derramá-lo dentro do saco de lixo não resolve a questão, pois acaba criando uma camada impermeável sobre a superfície, facilitando a ocorrência de enchentes, podendo poluir as águas do subsolo dos rios.

“Para a Sabesp, o correto é destinar o óleo para alguma empresa ou ONG especializada na coleta que reaproveite o óleo para fazer sabão ou fabricantes de biodiesel, tintas a óleo, massa de vidraceiro, entre outros usos. Em geral pagam por litro fornecido, dependendo do volume e distância. Outra opção é doar o óleo usado para cooperativas de catadores.

O instituto informa que o pequeno consumidor deve armazenar o óleo usado, depois de frio, em garrafas pet ou de plástico, que evitem o vazamento de seu conteúdo. Não existe uma quantidade mínima a ser descartada, mas é aconselhável que o vasilhame não ultrapasse 3 litros. Já para grandes empresas, bares, lanchonetes e restaurantes, o óleo deve ser armazenado em recipientes plásticos de 50 litros, e a partir de 40 litros pode-se solicitar a coleta mediante agendamento do instituto.

Se você não conhece nenhuma organização que colete esse resíduo na sua região, uma saída para dar um destino correto ao óleo de cozinha é fazer o sabão em casa. Confira a receita de sabão caseiro do instituto:

Receita de Sabão Caseiro

Ingredientes
2 litros de óleo de cozinha usado;
350 g de soda em escama;
350 ml de água.

Preparo
Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou em uma lata de tinta de 18 litros. Reserve. Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada de 60º. Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos). Após esse período despeje o conteúdo em recipientes e aguarde a secagem.”
http://www.reacaoambiental.com.br/?p=2728

Se na sua cidade ainda não há pontos de coleta e se você não quer fazer o sabão caseiro como uma saída para a não poluição, descarte, pelo menos em garrafas pet. Nada de jogar óleo na pia ou mesmo na terra.

Não se esqueça que dependemos do meio ambiente para sobreviver. E se não começarmos a mudar, o que será de nós e das futuras gerações?

2 comentários:

  1. Minha avó fazia este sabão caseiro.. ensinou pra gente... Mas, agora a gente guarda nas Pet e manda para uma família que faz... é mais fácil! hehehe

    ;D

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18.8.11

    Own que fofo.

    Meu blog:
    http://azizefashion.blogspot.com/
    Minha page:
    http://www.facebook.com/pages/AZIZE-FASHION/133491186723572
    Twitter:
    @AzizeFashion
    @SamantaAzize
    Comunidade:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=114794675

    ResponderExcluir