9 de outubro de 2011

Água... pra viver!


Você sabia que a água é a molécula mais importante do corpo humano, presente em maior abundância no nosso organismo? De 55 a 75% por cento do peso corporal de um adulto é composto de água:

- Sangue - 83%
- Músculos - 73%
- Gordura - 25%
- Ossos - 22%

Seu conteúdo varia em função de muitos fatores:

• Quantidade de tecido adiposo: o conteúdo de água do tecido adiposo é inferior ao de qualquer outro tecido. Logo, aumentando a quantidade de tecido adiposo reduz-se a fração do peso total do corpo relativo à água.

• Idade: a medida em que a pessoa envelhece, a porcentagem de peso corporal total representada pela água diminui gradualmente. Em crianças recém-nascidas, a água constitui cerca de 72% do peso corporal. Em um adulto esse valor cai para 60%.  

• Sexo: As mulheres em geral, têm uma porcentagem menor de água total no organismo devido a uma maior quantidade de tecido adiposo subcutâneo.

A água é o solvente de toda matéria viva, move-se livremente entre as células, tem importante participação nos processos de transporte de substâncias, auxilia a regulação  do equilíbrio térmico (temperatura do corpo); auxilia a eliminação de toxinas pela urina, transporta nutrientes, regulariza o funcionamento intestinal, mantém a pele com aspecto saudável (hidratada), etc. 

O que pode causar a falta de água no organismo?
A desidratação é uma deficiência de água no organismo. A desidratação ocorre quando a eliminação de água do corpo é maior que a sua ingestão. Normalmente, a deficiência de água faz com que a concentração de sódio no sangue aumente. O vômito, a diarréia,  o uso de diuréticos, o calor excessivo, a febre e a redução da ingestão de água por qualquer razão, são fatores que podem acarretar a desidratação. Algumas doenças como o Diabetes também. devido à perda excessiva de água.  

Quando a ingestão de água não consegue compensar a perda, a desidratação torna-se mais grave. A sudorese diminui e uma menor quantidade de urina é produzida. A água passa do grande reservatório intracelular para a corrente sangüínea. Quando a desidratação não melhora, todas as células do nosso organismo não funcionam adequadamente. As células cerebrais encontram-se entre as mais propensas à desidratação, de modo que um dos principais sinais de desidratação grave é a confusão mental. Ela é freqüentemente acompanhada por uma deficiência de eletrólitos. Se a perda de água e eletrólitos persistir, a pressão arterial pode cair a níveis perigosos, causando tontura ou a sensação de perda iminente da consciência.

Para saber se você está se hidratando corretamente, fique de olho no xixi: se ele estiver bem clarinho, é porque está tudo certo. Porém, se estiver escuro, seu organismo precisa de mais líquidos!

Como verificar se o corpo está desidratado?
Boca seca, lábios rachados, letargia, confusão mental e diminuição da urina são sintomas de desidratação que, além de diminuir as reservas de água do corpo humano, reduzem os níveis de importantes minerais, como cloreto de sódio, sais de potássio, etc. Todos eletrólitos ficam mais concentrados se não houver reposição hídrica. Pode ocorrer débito cardíaco, diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos e prejuízo na performance.

Quais são as formas de ingerir água?
A ingestão de água é muito variável entre as pessoas, devido aos hábitos individuais; e na mesma pessoa em dias diferentes, devido ao clima e à prática de atividades físicas, por exemplo.

Na realidade, a água pura é a melhor forma de manter o organismo hidratado. Porém, a água de coco, o leite, as frutas e sucos possuem água e ela ainda pode ser ingerida como parte dos alimentos, já que após a oxidação dos mesmos ocorre a liberação de água. Não inclua nesta conta, bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína como refrigerantes, café, chá preto e chá verde. A cafeína atua como diuréticos, aumentando a perda de líquidos pela urina.

Consuma somente água filtrada, tanto para beber como para o preparo dos alimentos. 

É verdade que não devemos esperar pela sede para nos hidratarmos?
O corpo humano não consegue "estocar" a água que você consome. Ela é eliminada diariamente e em grandes quantidades pelo suor, urina, fezes e outras funções do corpo. Por isso, a água precisa ser reposta constantemente. Quando os níveis de água no organismo se reduzem, ele passa a trabalhar em menor intensidade para poupar líquidos e prevenir a desidratação.

Quando sentimos sede já estamos em processo de desidratação. Por isso, não podemos esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos. A sede, em indivíduos normais e em condições normais, é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo. A sede é estimulada quando a quantidade de água no meio extracelular diminui ou quando a água ou o sangue se tornam muito concentrados. 

Quando ocorre uma ingestão insuficiente ou perda excessiva de água, o organismo responde reabsorvendo mais água. Vários mecanismos atuam em conjunto para manter o equilíbrio hídrico do organismo. Um dos mais importantes é o mecanismo da sede. Existem centros nervosos localizados no cérebro que são estimulados quando o corpo necessita de mais água, acarretando a sensação de sede, que aumenta à medida que a necessidade de água pelo corpo aumenta, levando o indivíduo a beber e a repor a água necessária. 

Um outro mecanismo de controle da quantidade de água no organismo envolve a hipófise, localizada no cérebro. Quando o corpo possui pouca água, a hipófise secreta o hormônio antidiurético no sangue, que estimula os rins a reter o máximo possível de água. 

Quando o corpo possui uma quantidade insuficiente de água, os rins a conservam, enquanto ela desloca-se automaticamente do grande reservatório intracelular para a corrente sangüínea para manter o volume sangüíneo e a pressão arterial até que a água possa ser reposta através do aumento da ingestão. Quando o corpo possui um excesso de água, a sede é inibida e a hipófise produz pouquíssimo hormônio antidiurético, permitindo que os rins excretem o excesso de água na urina.

Apesar dos rins diminuírem a perda de líquido durante os déficits de água, é necessário que ocorra a ingestão adequada de líquido para contrabalancear essas perdas.

Há uma recomendação de quantos copos por dia devem ser consumidos?
O corpo humano não possui reservas de água e por isso ela deve ser reposta a cada 24 horas para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Para um adulto em condições normais, a recomendação é de 35ml/kg de peso corporal, ou 2 a 2,5 litros de água por dia.

O que deve fazer uma pessoa que não consegue beber uma quantidade razoável de água diariamente?
Se você quer ser saudável, crie o hábito de levar sempre uma garrafa com água na bolsa ou fazer pequenas pausas para garantir uma reposição adequada e assim, manter a saúde e funções básicas do organismo. Ao olhar para a sua garrafinha, você automaticamente irá lembrar que tem que tomar água.

Por que se hidratar antes da prática esportiva é fundamental?
Se houver a prática de atividade física, a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração e com a respiração. Muito da água perdida vem do sangue, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo, podendo prejudicar a função cardiovascular. Se o exercício for intenso, a reposição de líquidos deve ser freqüente.

Os eletrólitos perdidos em maior quantidade são o sódio e o cloro. A desidratação promove perda de peso e diminuição da capacidade máxima de desempenho. Dependendo do tipo de exercício e ambiente, um indivíduo pode perder até 2,5 litros por hora. 

Apesar da água ajudar a acabar com muitos problemas de desidratação, estudos comprovam que uma mistura apropriada de líquido com carboidratos e eletrólitos podem melhorar o desempenho do atleta. Por este motivo recomenda-se muitas vezes fazer uso das bebidas esportivas, que promovem a reposição de água e eletrólitos: o sódio retém por mais tempo a água no organismo e os eletrólitos adicionados ao carboidrato, possuem maior palatatividade. 

De acordo com o " American College Of Sports Medicine" a reposição de líquidos para quem pratica exercícios deve ser feita da seguinte forma:

• 2 h antes do exercício: ingestão de 500 ml de líquidos
• A partir de 1 h de exercício: 600 - 1200 ml de líquidos por hora de exercício
• O carboidrato é essencial como repositor energético e no retardo da fadiga;
• Concentração ideal de carboidrato para hidratação: 4 - 8%
• Concentração de sal: 1 terço de colher de sopa de sal por litro de água;
• Hidratar a cada 15 - 20 minutos de exercício

http://bbel.uol.com.br/qualidade-de-vida/post/quais-os-beneficios-da-agua.aspx

Lembre-se, água é vida!

Um comentário:

  1. Excelentes dicas! vivemos num planeta em que a água representa o movimento e a renovação.
    Abraços!

    ResponderExcluir