19 de outubro de 2011

Hummmm

Pessoal, vocês lembram que há alguns dias nós estreamos o quadro “De A a Z” e que nosso primeiro assunto foi o abacate?

Pois é. Vimos que ele tem várias propriedades, mas, infelizmente, ainda não é uma fruta muito apreciada pelo nosso paladar. Por essa razão, pensei em trazer algo diferente para o nosso prato do dia; um prato que levasse essa fruta tão saborosa.

Nem todo mundo está acostumado, mas o abacate também pode ser usado em receitas salgadas, assim como fazem os mexicanos. A sugestão é do chefe de cozinha Darcio Santos, ensinada no quadro "Cozinha Popular", do SPTV. Para esse prato, uma dica é usar abacates bem maduros. Caso contrário, ficarão muito amargos, dando sabor desagradável.

Vamos lá?

Salada com abacate

Rendimento: 4 porções

- 2 abacates médios, maduros, picados em cubos
- 16 tomates cereja
- 1 pé de alface
- 1 cebola roxa cortada em cubinhos
- Folhas de coentro a gosto
- Limão-siciliano ou limão-taiti
- Azeite e sal a gosto
- Pimenta dedo de moça picada, sem sementes, a gosto


Primeiro descasque e pique o abacate em cubos, colocando-os de molho em água e limão para que não escureçam. Lave e corte os tomates cerejas ao meio. Lave e seque as folhas de alface também.

Pique a cebola roxa em cubinhos e reserve. Se preferir, dê um choque de temperatura na cebola, para que ela fique com sabor mais delicado. Coloque os cubinhos em água fervendo por dois minutos, escorra e coloque em água gelada.

Abra a pimenta dedo de moça, retire as sementes e pique-as bem miudinhas.

Para a montagem, disponha as folhas de alface nos pratos. Em seguida, arranje as metades dos tomates e os cubos de abacate. Polvilhe a cebola picada, a pimenta e as folhas de coentro. Por último, esprema o limão, espalhe o azeite, salgue e raspe a casca do limão sobre a salada.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/04/aprenda-fazer-salada-com-abacate.html

Um prato pra lá de saboroso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário