1 de outubro de 2011

É verdade?


Hoje é nosso terceiro post do quadro “É verdade?”. E lembrei-me de uma perguntinha que sempre me afligiu na infância. 

É verdade que, ao jogar sal no sapo, ele sofre?

VERDADE!

Já vi jogarem sal no bichinho e percebi que ele ficou bem perturbado, como se fosse a pior coisa do mundo. E não é que pra eles é mesmo?

“E isso acontece porque respiram também através da pele. Os pulmões dos sapos têm uma capacidade muito menor que a dos humanos de absorver gases. Por isso, cerca de metade da absorção de oxigênio acontece por meio da pele. De lá, ele vai para a corrente sangüínea e é distribuído pelo corpo. A pele do animal é bastante úmida, uma característica indispensável para que a troca de gases possa ocorrer. Se jogarmos sal no sapo, o mineral suga a água, impedindo que o processo ocorra. Daí a reação do bicho de tentar livrar-se do sal. 

Além disso, dói muito. A pele do sapo não possui um revestimento protetor como a dos seres humanos. "Por isso, é muito mais sensível", diz o biólogo Adão José Cardoso, da Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo. "Se colocarmos sal em suas costas, a dor que o animal vai sentir é semelhante àquela que nós sentimos quando jogamos sal em um ferimento", explica.

Em condições normais, o oxigênio do ambiente entra pelos poros e cai na corrente sangüínea do animal.

O sal absorve umidade da pele do anfíbio. Com isso, as trocas gasosas não ocorrem. Além disso, ele sente dor.”
http://super.abril.com.br/superarquivo/1997/conteudo_115756.shtml

Jamais façam isso, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário