23 de setembro de 2011

De A a Z

Mais um quadro está sendo inaugurado hoje no nosso blog. Ele entrará no lugar do Quadro “Eu digo NÃO. E você?” que tratou sobre o preconceito. 

Será um quadro quinzenal, publicado às sextas-feiras, com o objetivo de trazer informações sobre frutas, legumes, verduras, para que possamos melhorar cada vez mais nossa alimentação. Além disso, vamos ver que, muitos deles, tem outras propriedades importantíssimas.


Como o próprio nome diz, será um quadro que seguirá o nosso alfabeto. Então, para estrear, vamos falar hoje sobre o ABACATE.


O abacate é o fruto do abacateiro, uma árvore da família das laureáceas, que pode atingir até 20 metros de altura.


São conhecidas mais de 500 espécies de abacate, das seguintes origens: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana.

O período de safra é de fevereiro a agosto.


Devido as suas propriedades, é uma fruta indicada para benefícios de cura para várias doenças.


O abacate, rico em vitamina E, sais minerais, glutationa, é usado contra o reumatismo, gripe, osteoporose, eliminação dos gases, digestivo, laxativo, antirreumático, perturbações digestivas, gota, doenças dos rins, da pele e do fígado bem como para acelerar a cura de fraturas ósseas, devido ao seu alto teor de manganês.


Seu alto valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do bom colesterol, pois não contém gordura saturada.


O abacate pode ser consumido sob a forma de salada, sopa e conserva. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, rica em proteínas, gordura, fósforo, açúcares e vitaminas. Como sua gordura é facilmente digerida pelo organismo, pode estar presente na dieta das pessoas que apresentam problemas digestivos.

Possui forma arredondada e pesa entre 500 a 1500 gr. A coloração da casca varia do verde ao vermelho-escuro. As duas principais espécies de abacate são Strong, cor verde e a Hass, cor roxa.


Sua casca combate os vermes, no tratamento de hemorragias e disenterias.
 

Com suas folhas, é possível fazer um que tem fama de ser diurético e acalma o trato gastrointestinal, além de ser um leve laxante.Também é usado em casos de dores musculares, dores de cabeça, catarros, bronquite, diarréia, males da garganta, cansaço, dispepsia atônica, rouquidão, tosse, disenteria, eliminação de cálculos e gases intestinais,etc.

O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a desinteria.



Além disso, abacate é ótimo para os cabelos. Com ele, é possível fazer um ótimo creme, amasse bem a polpa misturando com ampolas de vitaminas ou cremes a base de queratina e ceramidas. Depois, de feito o creme é só passar no cabelo todo e deixar agir por meia hora, em seguida, lavar com um bom shampoo, finalizando com condicionador. Tem a propriedade de deixar o cabelo super hidratado e além disso, é natural.


Bom não?

http://www.frutasnobrasil.com/propriedades_abacate.html
http://www.brasilescola.com/frutas/abacate.htm
http://guia.mercadolivre.com.br/cabelos-saudaveis-dicas-by-eduardo-roz-9178-VGP

Nenhum comentário:

Postar um comentário