11 de setembro de 2011

Marcas de uma tragédia...

Oi pessoal. Hoje eu não poderia deixar de passar no blog sem lembrar esse dia que marcou a vida de tantas pessoas; pessoas do mundo inteiro. Hoje fazem 10 anos da tragédia do World Trade Center.

Para você que não se lembra, vou refrescar a sua memória...

World Trade Center foi um complexo de sete prédios edificado em Lower Manhattan, Nova Iorque que foi destruído em 2001 devido aos ataques de 11 de Setembro. Atualmente se encontra em reconstrução no mesmo terreno, com seis novos arranha-céus e um memorial.

Em 11 de setembro de 2001, terroristas sequestraram o voo 11 da American Airlines e jogaram o avião na fachada norte da torre norte às 08:46, destruindo a torre entre os andares 93 e 99. Dezessete minutos depois, uma segunda equipe de terroristas colapsaram de forma semelhante o avião sequestrado do voo 175 da United Airlines na torre sul, destruindo o edifício entre os andares 77 e 85. O prejuízo causado à torre norte, pelo voo 11, destruiu todos os meios de evacuação de quem estava acima da zona de impacto, prendendo 1 344 pessoas. O voo 175 teve um impacto muito menos centrado em relação ao voo 11 e uma única escada foi deixada intacta, no entanto, poucas pessoas conseguiram passar com êxito por ela antes da torre desabar. Embora os andares da torre sul tenham sofrido um impacto menor, ao menos 700 pessoas morreram instantaneamente ou foram arremessadas. Às 9h59, a torre sul desabou devido ao incêndio, que prejudicou os elementos estruturais do aço, já enfraquecido com o impacto do avião. A torre norte desmoronou às 10:28, após se incendiar por aproximadamente 102 minutos.

Às 17:21 em 11 de setembro de 2001, o 7WTC desabou devido a incêndios descontrolados que causaram falha estrutural. A 3WTC, um hotel da rede Marriott, foi destruído durante o colapso das duas torres. Os três edifícios restantes do complexo do WTC sofreram graves danos devido aos detritos e acabaram demolidos. O Deutsche Bank Building, localizado do outro lado da Liberty Street em relação ao complexo World Trade Center, foi depois condenado devido às condições tóxicas no interior do edifício que o tornavam inabitável; ele está passando por uma desconstrução. O Fiterman Hall do Borough of Manhattan Community College na 30 West Broadway também foi condenado devido aos danos ocorridos nos ataques e está previsto para também ser desconstruido.

Na sequência dos ataques, a imprensa sugeriu que dezenas de milhares de pessoas poderiam ter sido mortas nos ataques, visto que, como em qualquer outro dia, mais de 50 mil pessoas poderiam estar dentro torres do WTC. Posteriormente, 2.752 atestados de óbito foram apresentados relativos aos ataques de 11 de setembro, incluindo o apresentado por Felicia Dunn-Jones, que foi adicionada ao número de mortes oficiais em maio de 2007; Dunn-Jones faleceu cinco meses depois dos ataques por uma doença de pulmão associada à exposição a poeira durante o colapso do World Trade Center. Duas outras vítimas foram adicionadas ao número oficial de mortos pelo escritório médico legista da cidade de Nova Iorque: Dr. Philip Sneha Anne, que estava desaparecido desde um dia antes dos ataques, e Leon Heyward, um homem que desenvolveu um linfoma e, posteriormente, morreu em 2008, como resultado da ingestão de poeira durante os acontecimentos após os atentados às Torres Gêmeas. Cantor Fitzgerald LP, um banco de investimento nos andares 101a-105a do World Trade Center, perdeu 658 funcionários, muito mais do que qualquer outro empregador, enquanto a Marsh & McLennan Companies, localizada imediatamente abaixo ao banco, perdeu 295 funcionários, e 175 colaboradores da Aon Corporation foram mortos. 343 mortes foram de bombeiros de Nova Iorque, 84 eram funcionários da Autoridade Portuária, dos quais 37 eram membros da Autoridade Portuária Departamento de Polícia, e outros 23 foram os oficiais do New York City Police Department. De todas as pessoas que ainda estavam nas torres quando elas entraram em colapso, apenas 20 foram resgatadas com vida.
http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Trade_Center

Acredito que essa história de atentado tenha ficado confusa para muitas pessoas; será que realmente foi um atentado realizado por terroristas ou o próprio governo americano o fez? Há muitos vídeos na internet que trazem essa indagação e que comprovam que, na verdade, as torres sofreram implosão, mas isso, hoje, não importa, porque muitas famílias perderam seus entes naquele dia e nada vai recuperar essa perda.

Única coisa que podemos fazer é rezarmos para que todas as pessoas que ali encerraram a sua jornada encontrem o seu caminho e descansem em paz...

Acredito que, lembrarmos dessa tragédia não é ruim, mas é importante para sempre repensarmos nossa vida e darmos valor a ela, TODOS OS DIAS!

3 comentários:

  1. Realmente a história está aí para não repetirmos os mesmos do passado... mas o ser humano adora repetir de ano... :(

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11.9.11

    Mais do que rezar, o que devemos fazer é se perguntar o porquê desse tipo de acontecimento; não aceitar respostas simplistas como "ódio religioso" e etc... E trabalhar para conhecer melhor nossa própria história, contemporânea, porque afinal de contas, povo que não conhece sua história está condenado a repetí-la!

    ResponderExcluir
  3. muito legal o post! me fez recordar o real sentido da vida!

    ResponderExcluir